segunda-feira, 11 de abril de 2011

Carta à igreja de Venda Nova









Ah, quanta leviandade....

Quem me dera algum dia entrasse novamente por suas portas e não ouvisse tantas besteiras

Quem me dera se voltasses a ser o que eras, coisa de não muito tempo atrás.

Hoje o que vejo é uma instituição morta, completamente destituída de seus princípios.

Você que tinha tudo pra continuar sendo luz onde estava, ser o adubo que encheria de vida ao seu redor, ser o porto seguro, o abrigo de muitos, se deixou levar por uma nova onda imediatista.


É certo que o processo não se fez tão rápido, exigiu-se tempo para que a "rocha" onde estava firmada se transformasse em areia. Areia esta que se tornou sua morada. Ao invés de uma casa simples sobre a rocha, resolveu criar uma suposta "mansão" sobre a areia. Ah se você soubesse, se ainda lembrasse do que acontece com as casas construídas sobre a areia...


Seus pastores despreparados, sua liderança que não mais se importam com o desenvolver dos membros.

De luteranos, a neopentecostais. De amantes da Bíblia, a amantes dos "milagres", das "curas" dos moveres instantaneos. Caminho grande o pecorrido, mas infelizmente pecorrido rapidamente.


Você que antes cozinhava os alimentos, os preparava com carinho para alimentar as crianças que lhe apareciam, agora se atém às refeições fast food. Lixo que não alimenta ninguém.


Você que antes prezava pela boa alimentação agora se vê sendo nutrida por qualquer "lavagem" que lhe é oferecida.

Os domingos que antes eram dias de alegria, ensino, hj se transformaram em mera formalidade. As escolas dominicais acabaram, o que vemos agora são 10 pessoas ouvindo alguém que não sabe o que fala, tentando parecer "pastor" quando na realidade não passa de mais um cego tentando guiar outros.

Sorte dos que antes saíram, não tiveram mais que ver a deteriorização de um sonho.

Ah se seus fundadores te vissem hoje. O que eles diriam? Será que eles te reconheceriam? Será que se viriam espelhados no que hoje você se tornou?


Tenho certeza que a resposta é negativa. Tenho certeza que eles mudariam várias coisas.


Quanta tristeza tenho quando olho pra você hoje. Em nome de uma suposta "eficiencia", "mercado", "dinheiro", você corrompeu seus princípios. Abriu mão de suas bases para aderir à moda, para aderir ao caminho mais fácil. Para isto, não precisa de pastores preparados, qualquer um pode subir em seu púlpito e dizer o que quiser.


O ensino não precisa ser focado. Pra que? Se o importante é o "suposto milagre" que diferença faz o que vai ensinar? Que diferença fará saber teologia se ela não será usada? Caminho triste este que escolheu para trilhar.


O futuro disso quem pode dizer? Há muito deixou de ser a igreja onde cresci. Há muito resolveu ser outra coisa que não uma igreja no sentido mais amplo. Virou apenas mais uma instituição focada em si, que olha apenas para o seu umbigo, que afasta todos aqueles que te questionam. Adotou uma liderança intolerante com as diferenças, não disposta a pensar seus caminhos, e cada dia mais vai se afastando dos princípios em que foi criada.


O que posso dizer de você, igreja Evangélica Betania de Venda Nova? Você é apenas mais um exemplo local de algo que já acontece em uma escala mundial. Em você é vista apenas a deteriorização disso que hoje ainda se chama "igreja evangélica" que há muito deixou de ser "protestante".


Será que ainda haverá futuro para você ??? Espero que sim, embora você não pareça querer.


50 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Quanta infelicidade em seus comentários.Eu respeito a sua opinião mas creio que isso não leva nada mais do que criar discórdia e não uma reflexão para que se possa melhorar...Um texto com críticas e acusações sem fundamentos e provas concretas como na parte que cita a falta de preparo dos professores da escola dominical e da liderança da igreja revela a má qualidade do conteúdo do texto.Se você não se sente bem na igreja não há o porque de atirar contra a mesma!Apenas vá para um lugar onde se sinta bem...Desavenças pessoais não devem ser motivo para se criticar uma instituição como um todo! Respeito e amor ao próximo é princípio básico e um mandamento de Deus!Critico aqui também a falta de preparo dos que se dizem "blogueiros" pois até nisso deve ter responsabilidade no que se escreve,utilizando no mínimo a verdade!
    Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Se realmente se importasse com a Igreja ao contrario de defamá-lo ,poderia opinar em melhorar e nao apenas chega em um blog e critica a Igreja e seus membros que fazem de tudo para ser um lugar em que Deus estara presente.E nao precisa de ter uma Igeja lotada de gente se existe pessoas q vai apenas para passar tempo, nao importa quantas pessoas que vá, mas sim importa oque oporque de estar la, e se essas pessoas que sao a minoria ou nao estao presente e porque se sentem bem !
    Que Deus possa sempre te abençoar !

    ResponderExcluir
  5. Te considero bastante como pessoa e como irmão em Cristo e te admirava muito como professor da escola dominical.O que você e outros professores CAPACITADOS ensinaram foi de grande valia para o meu crescimento espiritual!Deus não escolhe os capacitados,capacita os escolhidos!Espero que entenda meu comentário acima que foi apenas a minha posição diante do que você disse(que é o objetivo da parte de comentários do blog).

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. É, a verdade dói mesmo, doeu até em mim aqui, que ja me desliguei há 6 anos. Mas dói, encomoda, porque é verdade, uma verdade triste.Não vi desrespeito nem mentira, vi você não economizar palavras e nem enfeitar suas frases, afinal a denúncia é justamente esta.E os próprios que gemem se sentindo agredidos, são testemunhas de que não há mentira nem exageros. Sinto que você não escreveu com sarcasmo, ironia ou maldade senti um tom de lamentação, de amor ao que a igreja em questão foi.Os comentários do seu texto são tão embasados que atacaram o lado pessoal em amigo? Que infelicidade dos seus leitores, rs. No mais, só o parabenizo pela iniciativa, que mesmo sendo um pouco de pérola aos porcos, há quem o entenda em verdade. Que Deus o abençoe! (sem a ironia dos seus demais leitores)

    ResponderExcluir
  8. Primeiramente, obrigado por todos os comentários postados aqui. Os primeiros comentários realmente demonstram uma espécie de "revolta" com o que foi dito. Embora acho que falta a muitos uma falta de conhecimento das "causas", mas quem me conhece sabe que minhas críticas não são "infudadas" e sem "provas concretas". A história é longa e penso que pouquíssimos as conhece. Na realidade acho que nem preciso apontar alguns erros teológicos nos comentários, uma vez que ficaria aqui muuito tempo. Não levo nenhum comentário para o lado pessoal, podem ficar tranquilos.
    Quanto aos comentários da Larissa, achei muito incisivo e cheio de acusações bem estranhas. Talvez seja influencia de alguma coisa que desconheça. Quem me conhece sabe que em hora nenhuma me considero "dono da verdade". Baseado em que ela afirma que "em minha vida não há lugar pra Deus"? "opiniões medíocres e mentirosas"? "colocaram a igreja no lugar"? De que igreja você fala, Larissa? Talvez seja da qual frequente agora, porque da Betania de Venda Nova com certeza não é. Longe das coisas estarem "no lugar". Mas entendo a revolta e achei muito interessante seu comentário, embora meio infudado por falta de conhecimento dos pormenores.
    O comentário do Jonatas (pato) meu amigo muito me alegrou. Não pelo fato de concordar com o que falei, mas por ter compreendido a idéia do texto. Valeu meu amigo..

    Estou aberto a críticas, agora, espero que pensem antes de falar, pois isso fará com que a crítica seja fundada. Me criticam por colocar "coisas infundadas", mas se quiserem, digo nomes, pessoas, que podem conversar para falarem sobre minhas várias conversas com a liderança, sobre as várias "reuniões conciliares", sobre as várias coisas que já fizeram lá e que poucas pessoas sabem.. mas isso fica pra outra hora..

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Fico um pouco intrigado do "como" sabe como a igreja betania está atualmente sendo que nem lá você vai. Fico me perguntando o porque se lá é um lugar que ama e que gosta, porque saiu e foi pra outro lugar e não cooperou com o "suposto crescimento" que vc alega que ela esteja tendo.

    Como assim "seja homem e resolva ao invés de postar coisas equivocadas aqui". Quais coisas que disse são equivocadas? O que houve de calúnia aqui? "conselho que sabe toda a verdade" ? Em hora nenhuma acusei ninguém de nada, falo do que vi. Baseado em que vc afirma que as pessoas do conselho são "10 pessoas compromissadas com Deus"? Não seria meio apressado falar isso não? Apesar que o entendimento do que seria "compromisso com Deus" varia de pessoa a pessoa. Mas não vou entrar neste mérito. Respeito tudo o que vc disse, embora discorde de várias coisas do que disse.

    Tudo que postei aqui já disse pessoalmente à liderança, não adiantou em nada. Afinal, de que adianta se quem está lá acredita que esteja progredindo? Sinceramente, a situação é muito triste por aquelas bandas de lá. Caso queira ver, apareça um dia. Se não vir, eu posso talvez ajudar a enxergar o que disse aqui. Quem sabe??

    ResponderExcluir
  11. VELIQ MEU QUERIDO:
    AS DISCORDANCIAS QUANTO AO SEU "DESABAFO" SÃO PROVENIENTES DE MENTES JÁ LAVADAS E LOGO APÓS,INPREGNADAS COM A INTOLERÂNCIA,INCOERENCIA E MALDADE SEPARATISTA QUE EXISTE NA MAIORIA DAS IGREJAS,IGREJAS ESTAS QUE PREGAM ALGO QUE JAMAIS PÕE EM PRÁTICA.
    CREIA,SEU TEMPLO É SUA ALMA,SUA VIDA,SEMPRE DISPOSTA AO REAL AMOR AO PRÓXIMO.
    UM GRANDE ABRAÇO.
    GERMÂNIA

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Deus te abençoe grandemente Gêrmania!

    ResponderExcluir
  17. Larissa, cada vez mais vc demonstra que conhece menos as coisas que diz conhecer sobre as causas dos fatos. Procure ouvir os outros lados da história ao invés da versao de sua mae. Isso te dará um conhecimento de causa. Nunca vi alguem defender com tanto afinco algo do qual nem particpou efetivamente. Daí o fato de haver tantos erros em suas colocacoes e posicoes no mínimo estranhas. Eu nao saí do louvor por causa de roupa (o que só demonstra a falta de conhecimento que já menceionei), mas saí por questoes ideologicas, teologicas, por causa das inumeras baboseiras que cantavamos e continuamos a cantar nos louvores. Se quiser saber mais, pergunte a quem era do louvor na época,Eles te falarao o que houve. Mas respeito sua posicao, embora discorde dela. Em todo caso, obrigado por ler e comentar o texto aqui.

    ResponderExcluir
  18. Cara que engraçado tudo isso,!
    Me surpreende sua paciencia de responder e tentar se explicar. ( coisa que eu não faria mediante a ignorancia das causas)
    Bacana o texto, muito bom!
    Realmente escrevendo acho que conseguiu passar bem a mensagem.!

    ResponderExcluir
  19. porque ,antes de tudo,ouço que quando vos ajuntais na igreja ha entre vos dissensões;e em parte o creio.E até importa que haja entre vos facções,para que os aprovados se tornem manifestos entre vos.1 cort 11:18,19

    ResponderExcluir
  20. Só acho estranho q pq penso diferente de vc estou sendo taxada de ignorante...nao sou pior e nem melhor q vc pra Deus somos todos iguais msm com nossas diferenças. No mais não precisa responder coisas referentes a minha pessoa aqui pq nao olharei mais, ja conversamos vi seus argumentos e vcs o meu e ja tenho uma opiniao e vc a sua, só qro q a respeite como respeitarei a suas, talvez não concorde com a sua forma de resolver as coisas com post mas esse é seu jeito e entendo. No mais se vale a pena lutar pela a mudança q acredita q a Betania deve sofrer arregasse as mangas e faça e se não, viva sua vida com Deus pois é isso que importa.

    ResponderExcluir
  21. Obrigado abner, Daniel, pelos comentários. Larissa, vc nao esta sendo chamada de ignorante por que pensa diferente. Na realidade vc nem está sendo chamada de ignorante. A questao que se coloca é que vc desconhece as causas, e isso te faz ter um discurso que nao condiz com a realidade. O post nao é pra resolver nada. (até agora vc nao entendeu isso???) é para ser lido e para que se pensem sobre o caminho que a betania tem seguido, e junto com ela várias outras igrejas. nao é uma questao de opiniao. Se fosse, nao estaria aqui escrevendo, é uma questao de analise da situacao evangelica. Infelizmente parece que vc nao entendeu a questao central do texto. Será que vale a pena lutar para mudar algo que a maioria das pessoas que la frequentam acham que está bom? e o pior, nao conseguem nem ver a dimensao da situacao???

    ResponderExcluir
  22. Interessante.
    Concordo e tbm lamento varios pontos do seu texto. Mesmo não tendo conhecimento profundo como vocês dos problemas internos da igreja,eu digo sobre o que vejo. Infelismente em alguns aspectos a igreja Betânia VN tem caminhado como a maioria das demais igrejas envagélicas, sem evoluir. Mas me impreciona ver sua analize generalizada e, aparentemente, pessoal pois não é bazeada em fatos, considerando que não tem como nós analisarmos a vida com Deus das pessoas. Não sei si você considera cursos e diplomas os quesitos necessários pra alguém liderar ou lecionar dentro da igreja, mas acredito ser mais digno a pessoa reconhecer não ser a melhor e mesmo assim dar o seu melhor a Deus doque sentar na frente do computador e criticar o esforço do outro. Enfim, penso assim.

    ResponderExcluir
  23. Betah, obrigado pelo comentário. a análise que fiz nao é generalizada (muito pelo contrario) ela é bem particular. Fatos? o que mais tenho sao fatos, e claro que nao cabe colocá-los aqui. Em hora nenhuma falei que A ou B tem ou nao tem vida com Deus. Se vc voltar no texto verá que nao tem nada disso lá. De onde saiu isso, faco a menor idéia. Nao considero que seja necessário diplomas pra ensinar dentro da igreja, mas precisa preparo, e muito preparo. E o que vejo hj na em VN é sim, um despreparo de vários professores. Mesmo pq a igreja se incentiva, incentiva muito pouco o estudo. Sei que tem vários que ensinam com muita boa vontade, com muito interesse em fazer um bom trabalho, no entanto, esbarram na falta de preparo, o que faz cair o nível das aulas. Isso é fato. nao é uma visao particular. O objetivo do texto nao é criticar o esforco do outro. leia o texto novamente, e tente entender sobre o que falei.

    ResponderExcluir
  24. Grande irmão. Bom, acredito que como você, também faço parte destes que pensam que algo deve mudar em bethany de VN. Os que conviveram mais perto de nós pode dizer das inúmeras tentativas, das estatísticas feitas mostrando a real situação do ensino em Bethany, das conversas que já foram feitas com todos os que realmente deveríamos conversar. No caso das músicas com erros teológicos, com o líder de louvor, no caso das pregações pouco fundamentadas com o próprio pastor, no caso da imensa caída da presença da escola dominical dos jovens e adolescentes depois que mudaram o horário, com a superintendente da escola dominical bem como com o pastor presidente, sem falar nas conversas com outras pessoas também da liderança de bethany sobre os assuntos. O que me espanta nas assertivas acima, e principalmente as da Lalá, é o tom de indignação em cima das falas. Que algumas pessoas saíram da igreja talvez por nossa causa, já tinha ouvido falar disso, embora acredite que pessoas não sejam motivos de sairem de igreja, mas pq não falar também das inúmeras pessoas que ainda estão lá por causa de algumas iniciativas que tivemos? Lembro muito das assertivas do facebook sobre o quesito vida com Deus e etc levantando pela Henrich. Nas falas o que dá a entender que a crítica é algo errado, que a fala é algo errado. Gostaria que perguntassem a todos esses com quem, segundo Lalá deveríamos conversar. Pergunte para eles se já não tentamos. Pergunte à igreja, se a apresentação de estatística da queda da frequÊncia na escola dominical não foi apresentada em um culto de domingo a noite perante toda a igreja e encerrado com a frase: isso prova que não tem funcionado a escola dominical. Com certeza, os que tem boa memória lembrarão tanto de um, quanto de outro. Agora falar que só se tem coragem de postar na net e não falar ao vivo, isso é uma grande calúnia. Há fatos que comprovam que isso já foi falado ao vivo.
    Lalá, você sabe o quanto gosto de você. Caso queira conversar sobre essas questões para que possa falar sobre as fundamentações desse texto, fique a vontade. Será um prazer conversar sobre isso.

    ResponderExcluir
  25. Grande irmao Fabrício.. Sabias palavras e bela retrospectiva dos fatos...

    ResponderExcluir
  26. Ps: Apaguei os post acima pq a pessoa que deveria ler já leu e não acho que internet seja o local mais ideal pra discutir essas questões.

    ResponderExcluir
  27. O titulo correto do texto deveria ser:O meu lamenmto,ou apenas lamento.

    ResponderExcluir
  28. Daniel, o título do texto é o que coloquei. é uma carta que espero que os membros leiam, que os pastores leiam, que isso chegue ao concílio, ao conselho... é uma carta mesmo.

    ResponderExcluir
  29. Comentário da Michele (iti) Parte 1
    Querido,

    Apesar de concordar (vc sabe disso, talvez menos carregada de mágoa ou raiva, nem sei se é essa a palavra, talvez seja melhor descontentação!), acho que foi duro, talvez ache desnecessário manifestação pública tão desgostosa e tão cheia raiva. Mas reagimos sempre da maneira como somos tratados (entendeu?). Sei que ama a Betânia como eu , por isso quer ver mudança na mesma, como eu quero. Mas te conheço o bastante pra saber que vc quer "chocar" ou talvez fazer um barulho pra que alguém acorde, escute e se mova, acho que é isso. Também estou insatisfeita do modo como andam as coisas, mas tento ajudar no que for preciso pra igreja não morrer. Várias pessoas podem ler e achar que não faço nada, mas oro, oro, incensantemente pra que as coisas mudem. Estou desanimada sim. "Me alimento" sim em outro lugar, não escondo de ninguém e tb por ser mais cômodo pra voltar pra minha casa (no Sagrada Família), mas não deixo de frequentar a IEB Venda Nova, mas sei que o meu lugar é lá (ou pelo menos Deus ainda não me disse o contrário!). E por isso, tento manter vínculo, pq lá é que me identifico com as pessoas com o lugar. Mas temos que ter identidade tb com a doutrina, com as bases e com a identidade da instituição há muito já se perdeu (Igreja missionária). Infelizmente não é mais. Cada Betânia tem a cara de seu pastor local. Podemos perceber nos poucos intercâmbios que fazemos com nossas "vizinhas irmãs".

    Mas ainda tenho ESPERANÇA! Engraçado, escrevo isso chorando, mas só Deus tenho de testemunha pra saber o qto estou triste com tudo isso. Mas uma coisa eu ainda não fiz, ainda não abandonei essa igreja que tanto amo, como disse, AINDA TENHO ESPERANÇA! Sabemos que se não mudar de cima, do Conselho Nacional para baixo, será muito difícil a Instituição Betânia se manter de portas abertas. Sabemos que teve Concílio neste fim de semana e que muita gente nova adentrou para novo Conselho. Tudo bem que acho que são cartas marcadas, pacotes fechados de votos e é só cego pra ver que isso não acontece. Quem sabe essa crítica deva ser endereçada diretamente para o presidente nacional (agora é um tal de Eliomar). Não conheço, mas quem sabe ele pelo menos dê uma passadinha por aqui, já que os presidentes nacionais passam por Venda Nova somente para destituir pastores e nos enfiar goela abaixo algum outro (que acredito tb não terem culpa de nada e, que deixam forçados ou não, a sua congregação formada e amada), para tentar cuidar de uma igreja calejada e machucada pela história. Como sabemos e fazemos parte da mesma, isso não tem dado muito certo. Por favor, não responda quem te critica duramente, realmente deve ser pq desconhecem a história ou por outros motivos que tb são delas, que tb os defendem como vc o faz, mas tenho certeza, que amam essa igreja tanto quanto vc.

    Olha, alguns confiam em carros e outros em cavalos, (e tantos outros confiam em qq coisa e não sabem o porquê – e isso é uma coisa que não podem tirar de vc, vc acredita e sabe o pq, poucos são capazes de fazer isso hoje), mas acho que todos nós aqui confiamos no Deus dos exércitos! Confio que Deus vai mudar nossa sorte!

    ResponderExcluir
  30. Comentário Michelle parte 2

    Queridos colegas, que tb leêm esse depoimento, sei que todos só querem o melhor pra Betânia, o melhor para cada membro. Na verdade, todos estão discutindo, em prol do melhor pra igreja e estamos, nada mais, nada menos, que criando discórdia uns com os outros e querendo chegar a um mesmo ponto. E pra quê? Estamos criando brigas com colegas que conhecemos desde a nossa infância, pra quê? Brigarmos entre nós , se quem relamente tem que ouvir essa insatisfação é o Conselho Nacional, pra quê?

    Somos todos defensores da igreja Betânia de Venda Nova. Temos que lutar pra que realmente ela mude e mude pra melhor. Portanto, como falei pra um amigo neste fim de semana, tb muito desanimado com a igreja, é só o Senhor pra mudar. Então, só nos basta orar e perseverar! Talvez, façamos melhor, além de orar, se queremos mudança, na horizontal não é o caminho, temos que fazer nossa crítica na vertical... se é que me entendem... nossa conversa tem que chegar ao topo. Não adianta ficarmos nos “desacatando” e brigando pelo bem qaue é comum, pelo nosso bem. Façamos chegar nosso descontentamento em quem “dita as regras da igreja”, no Conselho Nacional. Tentemos fazer com que eles olhem cá pra baixo. Sinceramente, não sei se adiantará, mas temos que tentar. Ou só nos restará, na verdade, a quem não ver mudança, ou que seja uma luz no fim do túnel, procurar aquela igreja que se pareça mais com o que acreditamos ser uma igreja de verdade. Há uma verdade em tudo isso, nunca mais encontraremos a Betânia dos “americanos”, a Betânia igreja missionária novamente, mas enfim...

    Fabiano, como sempre te falo, concordo com vc, sempre concordei, mas o tom (a maneira!) que vc fala é que incomoda as pessoas e a insituição (pq essa história talvez irá longe!). As pessoas nunca vão entender. Talvez elas até concordem, mas o tom é que precisa ser mudado. Elas não entenderam ainda que vc é PRÓ-BETÂNIA, elas acham que vc está contra a Betânia. Ledo engano, mas um dia todos vão entender.

    Abraços,

    Michelle

    ResponderExcluir
  31. E ai Fabiano, fiquei sabendo da sua carta, não tinha observado e hoje tive a oportunidade de ler.
    Sabe cara,entendo o que sente e tenta expressa, mas de uma forma que muitas das vezes ( como sempre ) mal interpretada.Ter conhecimento não é ser rude com as pessoas e nem as desmerecer, é poder ser UTIL no que vc pode fazer e ser.
    Sabe cara vejo-me como aquele velho marujo que acena sua lanterna no alto de uma colina. Pareço um doido. Mas, quem sabe, algum viajante em alto mar não virá a minha pequena luz para achar seu rumo? E ai entre uma coisa...Qual cristianismo vc acredita, o seu, o da igreja ou de Cristo...
    Se perde as vezes não é tão ruim, pois é assim que nos achamos e estender a mão sempre será uma atitude nobre daqueles que querem uma igreja renovada, ou dos padrões que cada pessoa acha ideal.
    Não creio que uma critica seja a solução,( carta ) se a mudança não vier de cima para baixa, mas nada muda se a gente não quiser mudar aquilo que incomoda dentro dos nossos corações...Vez por outra, no desespero de ajuda, as vezes erramos, e não porque queremos, mas por não pensarmos, ser inteligente é saber que erros acontecem, e temos a oportunidade de RECOMEÇAR, e não importa quantas vezes, pois é assim que DEUS faz, nos da as oportunidades,mas a verdadeira mudança vem de dentro e isso só eu posso querer. Entendo sua "dor" ou " indignação" mas palavras são so palavras, se não estiverem alicerçadas em algo puro e verdadeiro, e como te falei antes, me alicerço em CRISTO não em Homens....
    |Homens erram, como eu e vc, estamos sujeitos, mas o ato de compaixão e amor, so os FORTES podem ter, porque são eles que conseguem levantar aqueles que muitas vezes os "machucaram" ou não " agradam"...
    Cara so queria colocar aqui o que penso...
    Nada contra....
    Mas a vidas em jogo, e vidas são mais importantes do que 4 paredes....
    A Betania sou eu...E mesmo que tudo pareça difícl ainda sim ACREDITO!!!!


    Kaka

    ResponderExcluir
  32. caríssimo Kaka,
    Primeiramente muito obrigado por ler e por comentar o texto aqui.

    Entendo sua posicao, no entanto só falei aqui o que já havia dito pessoalmente. A tentativa de mudar as coisas "De cima pra baixo" já foi tentada por mim. Já tive várias conversas com a lideranca nesse sentido. Nao adianta nada, se somos a igreja, e em nada somos ouvidos, e nada fazemos para que ela seja melhor, em nada cooperamos para que ela seja UTIL e seja de fato, igreja.

    vocë assim como eu, sabe como as coisas sao na betania, como o sistema funciona, e como que isso tem sido extremamente prejudicial, extremamente pra venda nova. No entanto, parece que a maioria nao percebe isso. De que adianta cuidar do exterior se o interior está podre? de que adianta reformar o prédio se a estrutura nao está boa? Reclamo da estrutura, critico o que a igreja de venda nova virou. Mero sepulcro caiado. É óbvio que aqui nao coloco todas as pessoas no mesmo bojo. A vida individual com Deus é problema de cada um e sempre será. No entanto, é fato que a estrutura da betania está ruída, haja visto o que hj se ve acontecer lá dentro. O que critico é a estrutura que subjaz a igreja, e quanto a isso, nao acredito que temos que confiar em Deus para mudar, mas somos nós que devemos ser agentes dessa mudanca se quisermos que a betania volte a ser IGREJA.

    Concordo que a betania seja cada um, mas até que ponto ela tem sido cada um de nós? Em que medida ela representa isso? e se representar, que tipo de betania estamos sendo para que ela seja representada dessa forma????

    Achei muito bom que tenha colocado o que pensa.
    Fique a vontade pra se expressar por aqui.
    Sabe que o tenho em grande estima, afinal, sáo anos de convivencia e experiencias juntos com esta instituicao.

    Eu quero acreditar.

    Peace my brother...

    ResponderExcluir
  33. Fabiano,
    ASSIM SEGUEM TAMBÉM OUTRAS IGREJAS DE BETÂNIA NO BRASIL!
    ESCREVO E ASSINO ABAIXO DE TUDO QUE VOCÊ DISSE NO TEXTO COLOCANDO O NOME DA IGREJA BETÂNIA DE ALTÔNIA!
    ROBERTA HEINRICH

    ResponderExcluir
  34. Muito obrigado pelo comentário, roberta. Triste saber que a de Altonia também está dessa forma. Perdeu-se o sentido... Isso é triste.

    ResponderExcluir
  35. Nossa como doi.
    Mas como discordar...

    ResponderExcluir
  36. É Fabiano... não ando tão revoltada, mas ando muito triste sobre como as Igrejas "evangélicas" tem se portado. Nós que nascemos em um berço evangélico sabemos a diferença das igrejas de uns 10 anos atrás pras de agora, depois de ser evangélico ter virado uma "coisa legal" ou moda, como queiram...

    Os cultos deixaram de ser adoração para serem shows e realmente muitos pastores deixaram de falar sobre a Palavra e estão falando só sobre milagres.
    Como diz o meu pai (um pastor das antigas, que ainda liga para os membros quando eles faltam ao culto e faz visita a eles): "Igreja virou supermercado. Você vai à prateleira e escolhe o que quer..."

    Mas não deixe também de lembrar que a Igreja é feita de homens e você mais do que ninguém (por ser filósofo) sabe: onde há homem há erros, ganância, briga pelo poder, etc...

    Ainda há esperança: oração, fé e coração contrito.

    Oro pela minha igreja e pela sua. Como disse Jesus:

    PAI, PERDOE-OS. ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM!

    Anelize

    ResponderExcluir
  37. Obrigado pelo comentário, Alessandra.

    Obrigado pelo comentário também, anelize. Realmente é complicada a relação que se desenvolve hoje na igreja. O propósito da igreja, em várias denominações já se perdeu. Infelizmente esta é a prática mais comum hj em dia nesse meio. Igrejas que viraram comércio, palavras que viraram mercadorias.

    Com certeza não é esta a proposta para a igreja.

    Penso que devemos orar sim, mas também agir no sentido de mudar a realidade que foi construída por homens e não por Deus. Então para mudar a situação, deverá que ser homens também e não Deus.

    Triste, mas é verdade.

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Comentário recebido via email: Postado aqui.

    Ei Fabiano...

    Estava vendo sua carta à Betania menino. Sabe que vc fez um desabafo em nome de muitos que amam Betania e dizem a mesma coisa! Achei vc um pouco duro às vezes. Eu stava lá quando sua mãe chegou e vi vcs crescerem, junto com minhas filhas. Saciávamos mesmo com aquele alimento preparado como vc disse com tanto carinho e dedicação. Gratidão a todos aqueles que contribuiram. Vi também o esforço de muitos para que não chegasse ao que chegou. Mas não depende só destes mas também da liderança. O que me conforta é fazer a comparação de Betania a um casal que tem muitos filhos dando tudo para cria-los, casa-los, formarem suas famílias e hoje vivem só na casa esperando a visita deles com seus netos. Os filhos de Betania estão espalhados, cada um dando frutos onde está, mas não perdidos porque foram bem tratados quando estavam lá. Se eu não tivesse os estudos que tive lá não estaria onde estou.Com o que ela nos deu não tem como nos afastar do Senhor.Ela está crescendo ló no Sul. Se não podemos fazer nada que tal marcar e irmos todos juntos visitar nossa casa materna pelo menos uma vez a cada tres meses ? TODOS JUNTOS!!! CONVOCAÇÃO!!!
    Não consegui postar no blog, se vc quiser postar não há problema...
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  40. Valéria,

    Muito obrigado primeiramente por ter lido a carta e depois por ter comentado e mandado este email. Realmente é triste ver que a Betania chegou onde chegou. E como vc bem ressaltou, este processo demorou muito e vários tentaram impedir que algo acontecesse nesse sentido. A coisa fica muito complicada quando isso parte da liderança. Achei ótima a sua idéia de visitarmos a betania uma vez a cada tres meses, que é mais ou menos a frequencia com a qual tenho ido.

    Tb me lembro de vc quando era criança. Nossa, como brincava com a Nicolle e a Carolle. Foram excelentes momentos, aqueles na missão, as escolas dominicais, missionetes... Achava tudo muito bom.

    Bom que o fruto não foi perdido de todo. Vários estão frutificando onde estao e isso é muito bom. Infelizmente a casa onde crescemos não existe mais, apenas um templo vazio. O que faz a casa não são as paredes, mas sim o que há dentro, e infelizmente, hj não passa de um lugar oco, que nada mais oferece a quem ali busca algum tipo de refrigério. Talvez alguém até ache que a "injeção" de animo seja algo duradouro, mas quando perceberem que estão tomando placebos, ou se alimentando de fast foods, perceberão o quão mal tal alimentação os fizeram, e quem sabe, proporão a mudança no cardápio e exigirão uma comida que alimente ao invés de baboseiras e "injeções" de animo.

    ResponderExcluir
  41. Eu tenho uma pergunta:
    Vocês já perguntaram pra quem está lá todos os domingos o que eles pensam de como a igreja está hoje?
    Se eles querem esta betânia que eles nunca conheceram? Porque nós somos betânia de coração,de criação, mas não de fato.
    Se eles querem estas mudanças que nós tanto queremos?
    São eles que estão lá!São eles que comem a comida que lhes é oferecida, são eles que mantêm aquela igreja com seus dizímos e ofertas, então eles deveriam ser ouvidos também.
    Ou será que nós nos achamos dono desta instituição?
    Queridos amigos eu amo esta igreja,e sei que vocês também, mas hoje tem lá uma nova geração, que de repente, estão muito felizes, de repente nem todos, mas a grande parte sim. De repente eles devem pensar, que betânia é esta que eles estão falando?
    Só nós sabemos, só nós vivemos, e nós recordaremos com muita saudade destes momentos maravilhosos que tivemos lá.

    ResponderExcluir
  42. Entendo a questão que você coloca e ela realmente é bastante pertinente. No entanto, como digo no final do texto, o que ocorre na betania é apenas um reflexo de algo que já acontece em várias outras igrejas, que é o esvaziamento teórico, bíblico em nome de uma suposta "estética do mover de Deus". Ao invés de se preocupar com aquilo que alimenta, se preocupa em mostrar qualquer tipo de euforia que em nada fundamenta a fé das pessoas.

    Será que as pessoas estão felizes assim? Pode ser que sim, agora, será que nós podemos ficar felizes sabendo que elas estão sendo apresentadas a um "deus" que tem muito pouco a ver com a proposta bíblica?
    Será que podemos nos contentar que tais pessoas continuem se alimentando tão mal e nós não fazermos nada, simplesmente porque elas estão felizes?

    Não devemos nos portar como os "atalaias" que ao verem o perigo se aproximando, exortava o povo para que se preparassem pois os tempos seriam maus? Será que a suposta "alegria" do povo é um indício de que a coisa realmente está caminhando corretamente, ou pelo menos mais próxima da proposta bíblica?

    A denúncia de Oséias permanece. O povo se perde por falta de conhecimento, e se ninguém falar o que está acontecendo, como ouvirão? Será que podemos viver felizes com isso ????

    ResponderExcluir
  43. IGREJA EVANGÉLICA BETÂNIA! TANTOS PROBLEMAS, TANTAS MÁGOAS E RESSENTIMENTOS, TANTAS ATITUDES E DECISÕES TOMADAS QUE CAUSARAM E CAUSAM SOFRIMENTOS E DOR EM PESSOAS QUE A AMARAM, QUE LABUTARAM E SE ESFORÇARAM COM SUOR COM LÁGRIMAS E COM RISOS...ISSO JÁ VEM ACONTECENDO À DéCADAS! PRECISAMOS SABER QUE A OBRA É DO ESPÍRITO SANTO PARA PODER ALCANÇARMOS O OBJETIVO E O PROPÓSITO DE DEUS NA IGREJA, MAS, É UMA ESCOLHA DE DEIXÁ-LO GOVERNAR, PORQUE A IGREJA SOMOS NÓS E NÃO AS PAREDES... PENSO EU QUE MUITAS DAS VEZES É NECESSÁRIO VOLTARMOS PELO MESMO CAMINHO PARA FAZER CONCERTO, PEDIR PERDÃO,E DEIXAR O ESPÍRITO SANTO CONDUZIR...SE NÃO SEREMOS CARNAIS QUE SIGNFICA COMPORTAR-SE “COMO HOMEM NATURAL”.
    O CONHECIMENTO ESPIRITUAL GENUÍNO NÃO CONSISTE EM ALIMENTAR PENSAMENTOS CHEIOS DE MARAVILHAS E MISTÉRIOS, MAS EM RECEBER A VERDADE, E ASSIMILÁ-LA EM NOSSA EXPERIÊNCIA DE VIDA.
    O QUE NÓS PRECISAMOS É DE UM CORAÇÃO OBEDIENTE, DISPOSTO A SUBMETER A VIDA AO ESPÍRITO SANTO.
    TER UM MINISTÉRIO SÓ PARA DIZER QUE TEM, ISSO É SACRIFÍCIO DE TOLO...QUE HAJA ARREPENDIMENTO PARA TODOS NÓS, PARA QUE O ESPÍRITO SANTO ATUE ATRAVÉS DE NÓS, PORQUE ELE NÃO MORA ONDE HÁ PECADO, SUJEIRA.
    DEIXO MINHAS PALAVRAS COM TEMOR NO SENHOR.

    ResponderExcluir
  44. Muito obrigado pelo comentário, Kátia.

    ResponderExcluir
  45. Respostas
    1. Porque tanta indignação com este ministério? se for a que conheci em venda nova gostei muito? Achei benção.

      Excluir
  46. Uma coisa é ver de fora, Lucas. Outra é ver de dentro.

    ResponderExcluir