sábado, 27 de junho de 2009

Michael Jackson...





Confesso que fiquei muito entristecido com a morte do Michael Jackson. Sinceramente não sei porque ainda. Realmente me entristeceu. Escrevo esse texto como desabafo.


Vi e ouvi os vários documentários que apareceram sobre ele na TV. Milhões de pessoas entristecidas por causa de Michael Jackson.

- Morreu novo, alguns diziam. - Descansou ! diziam outros. Mesmo assim, a dor é sempre para os que ficam.


Realmente um mestre naquilo que fazia. Teve lá seus problemas, mas quem não tem? e mesmo assim procurou ajudar as pessoas com aquilo que tinha, iniciou vários projetos sociais, se colocou a favor daqueles que quase ninguém se coloca a favor.


A morte dele me remeteu diretamente ao Eclesiastes 1. "Vacuidade de vacuidade... de que proveito tem o homem de todo o trabalho com que se afadiga debaixo do sol? " Sentimento de vazio, de nada. Pode parecer estranho esse tipo de sentimento por uma pessoa que nem é tão próximo assim.


Talvez de uma certa forma haja um tipo de identificação. não sei... O que sei é que pensei naquilo que o Eclesiastes fala, não só no primeiro capítulo, mas várias vezes durante o livro todo.


Celebre a vida - dizia o Eclesiastes - Afinal pra onde vc vai depois de morrer não há obra alguma. Assim como Epicuro, o Eclesiastes incentiva uma vida de alegria, uma alegria bem medida. "coma seu pão com alegria", viva essa vida que Deus te deu.


Não é porque não se sabe o que virá depois da morte que devemos deixar de viver. Se virá o céu, se virá o nada, e daí? Vivamos com o que temos. Sabendo que talvez tudo seja vazio e sem sentido. Sabendo que talvez a única coisa que fica seja o que deixamos com os outros, ou para os outros...


(Apenas não diga isso para vários evangélicos, pois eles têm a certeza do que virá depois da morte !!!! )


Interessante que o castigo dos ímpios é que ninguém se lembraria deles. viver na memória é algo que cabe aos justos.


Diz o Eclesiastes: "Assim também vi os ímpios, quando os sepultavam; e eles entravam, e saíam do lugar santo; e foram esquecidos na cidade, em que assim fizeram; também isso é vacuidade" (Ec 8,10)...


Penso que devemos fazer sempre coisas que nos possibilita vivermos na memória das pessoas. Não porque queremos isso, mas porque isso é bom. simplesmente por isso. Isso é coisa dos justos.


Jesus já dizia que pelos frutos conhecemos as árvores. Uma árvore que dá bons frutos é uma boa árvore. Que sejamos boas árvores, que o mundo colha nossos frutos, comam, se satisfaçam...


Continuo triste por causa de Michael Jackson. Adoro suas músicas, suas danças... Pelo menos em minha memória ele viverá pra sempre... Vida eterna...

Um comentário: